Para o menino sem endereço…

menino

Desconheço a autoria da Imagem

Um menino chora na noite, atrás da parede, atrás da rua,
longe um menino chora, em outra cidade talvez,
talvez em outro mundo.

{Carlos Drummond de Andrade}

Ele parecia ter pouco mais do que 8 anos e a pele tomada de cicatrizes, de todas os tamanhos. Andava pela rua como se estivesse perdido, mas sabia exatamente onde estava, por estar tantas vezes assim, perambulando sozinho pelas ruas da cidade. Seu pequeno corpo trazia roupas que, visivelmente, não eram para o seu tamanho. E também estavam sujas. Vinha num passo ligeiro, falando e gesticulando, às vezes sorria, às vezes mostrava um semblante sério, que só os adultos conseguem fazer, depois de ter sofrido uma vida inteira. Seus olhos, de uma cor que desconheço, eram a tradução do desespero. O corpinho miúdo deixava à mostra uma porção de ossos pontudos e os pés estavam descalços. Ao me deparar com aquela imagem, um calafrio me arrepiou a alma. E ele percebeu, talvez, pela expressão contorcida do meu rosto. Perguntei onde estavam seus pais e ele deu de ombros. Perguntei se estava com fome e ele rapidamente abanou a cabeça, positivamente. Tirei da bolsa um pacote de bolachas e ofereci. Ele o pegou com alegria e sem dizer mais nada, foi seguindo seu caminho. Como uma última tentativa de saber mais sobre aquele pequeno ser humano, que vagava sozinho pela cidade, perguntei onde ele morava, ao que ele me respondeu: “Tenho endereço não, dona… minha casa é o mundo”.

Esse post foi publicado em Prosa e marcado . Guardar link permanente.

6 respostas para Para o menino sem endereço…

  1. Marcos Silva disse:

    Uai…o endereço dele é o mesmo meu…!? (Lindo escrito, dona escritora Tríccia…)

    Curtido por 1 pessoa

  2. Mariana Gouveia disse:

    Lindo sua escrita…Conheço alguns meninos assim.

    Curtir

Deixe um comentário

